Empreendedores do Reino Unido recebem novo suporte para alavancar o setor de tecnologia limpa

Posted on 23 de julho de 2010 por

0


A Carbon Trust lançou hoje um novo serviço destinado a ‘turbinar’ e estimular o investimento em empresas que se encontram em fase incial e atuam na área de tecnologia limpa. A sua criação ajudará a alavancar uma mudança radical no emprego de alta tecnologia em empresas de baixo carbono no Reino Unido. O lançamento do “Carbon Trust Entrepreneurs Fast Track”, elaborado após muitas consultas à empresas emergentes de tecnologia de baixo carbono na Grã-Bretanha, teve a presença de líderes empresariais, incluindo Sir James Dyson, representatntes da Federação das Pequenas Empresas, a comunidade de business angels e o representantes do Governo do Reino Unido.

O objetivo principal do “Carbon Trust Entrepreneurs Fast Track” é acelerar a comercialização das melhores empresas nascentes britânicas que atuam em tecnologia limpa, retirando-as do alto risco na fase start-up para se tranformarem em propostas de investimento atraentes. A comercialização das empresas do país em fase inicial do setor de baixo carbono é fundamental para a criação de novos empregos em toda a Inglaterra, impulsionando receitas de exportação e ajudando o Reino Unido a prosperar na economia de baixo carbono.

“Carbon Trust Entrepreneurs Fast Track” foi elaborado após consultar mais de 400 empresas em fase inicial na área de tecnologia limpa em todo o Reino Unido. De acordo com a recente pesquisa “Proof of concept” a construção de protótipos e realização de testes foram classificados por pequenas empresas como os dois tipos mais valiosos de apoio necessário para avançar na comercialização da tecnologia. Outros pontps levantados foram a necessidade de assistência em matéria de proteção do conhecimento, navegando pela complexa questão da propriedade intelectual e acesso a sementes ou financiamento de capital de risco.

O Ministro da Energia e Mudança Climática, Greg Barker, disse: “Baixo investimento de carbono é uma parte vital da nossa recuperação econômica. “Entrepreneurs Fast Track service”  trará um impulso muito importante para as empresas inovadoras no desenvolvimento de tecnologias verdes. Isso será vital no crescimento da indústria do Reino Unido de baixo carbono, criando novos postos de trabalho em todo o país e ajudando a combater as alterações climáticas.

Sir James Dyson CBE, um dos inventores mais conhecidos do Reino Unido e um dos mais bem-sucedidos designers industriais nos últimos 20 anos, saudou a iniciativa da Carbon Trust: “O Reino Unido vai se tornar um exportador de tecnologia de baixo carbono caso o apoio necessário seja dado. Empresas britânicas inventivas que investem em pesquisa e desenvolvimento são vistas como uma proposta arriscada de investimento. Mas as novas tecnologias são vitais para a saúde a longo prazo da nossa economia.

“Agora é a hora de agir: Nós precisamos combinar uma crescente consciência do nosso impacto ambiental com a criatividade britânica. Desenvolvimento de novas tecnologias leva tempo, e em outros países o ritmo está intensificado. Este regime “Carbon Trust” apoia as mais promissoras tecnologias de baixo carbono do Reino Unido movendo-se rapidamente para a comercialização de novas idéias. “

O “Carbon Trust Entrepreneurs Fast Track” oferecerá um pacote personalizado de pesquisa e desenvolvimento de financiamento, aconselhamento especializado e melhores oportunidades de networking  para as empresas de tecnologia limpa com maior potencial de crescimento.

Pela primeira vez, o “Carbon Trust” irá apoiar os empresários de baixo carbono para transformar seus conceitos em protótipos. Isto irá trazer suporte para o desenvolvimento tecnológico e demonstração, bem como consultoria comercial e estratégica de peritos técnicos sobre questões tais como a identificação de modelos de negócios ideais e a constituição de equipes de gestão capazes de proteger a propriedade intelectual.

Tom Delay, executivo-chefe da Carbon Trust, disse: “O Reino Unido tem grande talento empreendedor e muitas idéias promissoras para o baixo carbono. Mas na fase inicial as empresas lutam para fazer a transição do conceito de comercialização, devido a natureza de alto risco de tais empreendimentos. O Fast Track Empreendedores tem como objetivo amenizar os riscos desses empreendimentos, acelerando o desenvolvimento de tecnologia e construindo uma base sólida para o crescimento comercial”.

Anthony Clarke, presidente BBAA disse: “Os business angels são cada vez mais atraidos para o setor de tecnologia limpa e podem desempenhar um papel fundamental na comercialização eficaz das inovações, oferecendo financiamento e conhecimento na gestão de negócios. Nós estamos muito felizes que o “Carbon Trust” desenvolveu este novo regime de “Entrepreneurs Fast Track”, oferecendo aos investidores anjo uma interface nova e importante com o investimento pronto em tecnologia limpa start-ups “.

David Caro, Presidente da “FSB Environment Committee”, comentou: “Pequenas empresas verdes inovadoras têm potencial para liderar o caminho para uma economia de baixo carbono. No entanto, é crucial que elas sejam capazes de fazer o salto do risco start-up de oportunidades de investimento para fases mais viáveis e seguras comercialmente, se quisermos despertar este potencial. A proposta da “Carbon Trust’s Fast Track” é exatamente o que precisamos para ajudar as nossas empresas em fase inicial de tecnologia limpa a fazer esse salto, além ajudar o Reino Unido a colher os frutos da mudança para uma economia de baixo carbono”.

John Sauven, diretor executivo do Greenpeace no Reino Unido também ofereceu boas-vindas a “Carbon Trust” :  “O desenvolvimento precoce de tecnologias limpas é uma área chave para estabelecer as bases de uma nova economia. Se o Reino Unido quiser permanecer no jogo, então ele tem de fomentar a comercialização de novas idéias”.

Uma série de empresas emergentes de tecnologia limpa em todo o Reino Unido já se beneficiaram com o apoio do “Carbon Trust”, incluindo a “Bath-based G-volution” que desenvolveu um menor custo para emissões mais baixas do sistema de bicombustível para o setor de transporte comercial.

Qualquer empresário, start-up ou spin-out de uma empresa com idéia genuinamente inovadora, de baixo carbono ou em tecnologia, deve visitar  www.carbontrust.co.uk/fast-track para registrar seu interesse e saber mais sobre o processo de candidatura.

Matéria retirada e traduzida do site: www.innovationgrowth.co.uk

Posted in: Noticias