O que você precisa saber sobre Investidores Anjo

Posted on 22 de julho de 2010 por

0


Quem São?

Então, o que é um investidor anjo? O termo anjo deriva originalmente de investidores privados que financiavam produções musicais da Broadway. Ao longo dos anos, o termo se tornou mais abrangente e agora, “business angels”  estão a investir em indústrias e países de todo o mundo.

O mercado anjo do Reino Unido é o local onde os investidores mais olham para investimentos fora do mercado de valores tradicionais e mercado imobiliário. O Reino Unido têm cerca de 18.000 business angels. Coletivamente, calcula-se que eles investem em torno de £ 500 milhões por ano em cerca de 3.500 empresas – embora uma vez que muitos dos negócios são de natureza privada a soma exata é desconhecida. De uma forma ou de outra, no entanto, o dinheiro anjo é uma crescente fonte de financiamento para empresas em fase inicial.

Então, quem são essas pessoas? Uma pesquisa recente tentou traçar o perfil do investidor típico. Verificou-se que a maioria dos anjos no Reino Unido vivem em Londres, no Sudeste ou East Anglia, embora pareça haver uma participação crescente dos Midlands. A maioria deles – cerca de 95%, acredita-se  que são do sexo masculino. Tendem a ter mais de 35 anos, têm experiência em dirigir  empresas  e muitas vezes são diretores em uma ou mais empresas.

Esse é outro fator determinante. Muitas dessas pessoas estão em busca de investimentos com os quais possam estar envolvidos e sobre os quais eles possam ter um bom grau de controle. Cerca de 40%  dos investidores anjos têm participação ativa na gestão da maioria ou totalidade de seus investimentos. Mais de 40%  têm participação em investimentos seletiva. Apenas 20% preferem não se envolver.

Este é um acordo muito satisfatório para a maioria das empresas que buscam financiamento anjo. As empresas estão sempre procurando não só o financiamento, mas também um investidor com experiência gerencial e contatos na indústria de seu segmento. O “casamento” pode ser altamente benéfico para ambas as partes.

Onde investem?

Tradicionalmente, pensava-se que os anjos gostavam de investir em uma empresa localizada perto de sua casa. Há algum conforto em ser capaz de ir e “chutar os pneus”. Cerca de 17%  das empresas-alvo tendem estar localizadas dentro de 50 milhas da casa do investidor anjo. 30% estão dentro de 150 milhas. A maioria, cerca dos 53%  estão mais distantes do que 150 milhas.
Uma pequena parcela, mas crescente,  investem em empresas distantes de sua casa em mais de 150 milhas.

Proximidade, ao que parece, está se tornando um problema cada vez menor. Com o avanço da tecnologia, os anjos estão ficando mais confortáveis a investir transfronteiras. A queda no custo da comunicação e transporte facilita muito o processo de investimento e acompanhamento.

Há uma série de sites dedicados a trazer oportunidades de investimento a potenciais investidores, como a rede de investimento anjo (www.angelinvestmentnetwork.co.uk), que permite aos investidores procurar e ler centenas de propostas em potencial. No entanto, alguns investidores ainda preferem o método mais clássico de encontrar investimentos em publicações impressas ou em apresentações.

Uma das chaves para o sucesso é o que corporações financeiras chamam de  “deal flow”. Quanto mais negócios atravessarem sua mesa, mais chances você terá de encontrar uma oportunidade de investimento promissora. Para ter acesso a um grande número de projetos, a maioria dos “business angels” são membros de pelo menos uma associação ou rede de investidores anjo, enquanto alguns se juntam com duas ou três organizações. Estas associações e redes no entanto tendem a ser bastante regional e muitas vezes os anjos assumem a responsabilidade de buscar investimentos fora da sua comunidade.

Cerca de 55% dos anjos interessado em fazer um negócio preferem compartilhar o risco com pessoas “cabeça aberta”. No entanto, de acordo com o levantamento, apenas um em cada seis investidores anjos preferem investir com os amigos ou como parte de um sindicato ou clube . Será o desejo de manter o negócio, amigos e família separada, talvez?

O que é?

Então, o que é um típico investimento  anjo? A maioria dos anjos espalham seus investimentos em torno de duas ou três empresas. Isto faz sentido. Eles provavelmente procuram uma empresas/projeto para gerar um desempenho estelar, outra para produzir um máximo de rendimento médio e uma outra para falir. Normalmente, os anjos investem em média cerca de £ 30.000, mas obviamente, este valor pode ser consideravelmente maior, com muitos investimentos em torno de £ 100.000 e para cima.

Anjos querem ver um resumo ou sumário do projeto no primeiro contato. Muitos anjos sentem que são apresentados com muitos planos de negócios complicados e que não querem ser sobrecarregados a leitura dos longos relatórios desde o início. É um pouco como a leitura de um currículo de alguém. O destinatário de um novo plano de negócios provavelmente gasta menos de dois minutos na avaliação da apresentação inicial. É fundamental um plano de negócios simples e bem explicado em sua essência.

Por quê?

Por que os anjos querem investir? Embora seja um pensamento comum que eles investem  por razões fiscais, pesquisas recentes têm mostrado que os anjos realmente investem devido a uma série de razões, colocando o planejamento fiscal e otimização fiscal surpreendentemente abaixo de suas intenções primárias.

Top 5 razões de Investimento Anjo:

5. Diversão – pequenas quantidades

4. Construiu e vendeu a empresas antes

3. Capital discricionário

2. Diversificação da currículo

1. Maior ROI

Maior ROI é fundamental. Quando se investe no mercado de ações  você tem sorte se você ver mais de um dígito de crescimento ano-a-ano. Invista em uma empresa start-up e o céu é o limite. E não apenas start-ups. Em geral, as empresas privadas são avaliadas em cerca de metade do que seus equivalentes valem no mercado de ações. Então para você fica mais barato. Naturalmente, o corolário disso é que os riscos são maiores, muitas vezes muito maior.

Quando?

Investidores Anjos são normalmente ponderados em relação ao investimento nas fases anteriores, apesar da condição de mercado no passado e atual. Isto parece refletir um desejo de maiores retornos especulativos sobre os chamados investimentos mais seguros. Grande parte dos Business Angels são muito mais inclinados a aceitar um retorno menor do que na década de 90;  durante um longo período de tempo.

Uma estratégia de saída é também uma preocupação importante para os investidores anjo. A maioria dos investidores gostam de entrar e sair em 3 a 5 anos. É importante saber quando você quiser retirar o seu dinheiro fora.

Então, em suma, uma coisa que eu acho que é importante é que as pessoas devam se concentrar em primeiro lugar sobre o tipo de negócios que sabem alguma coisa. Então, se você gastou sua vida em engenharia, você provavelmente vai ser capaz de avaliar uma proposta de engenharia muito bem e você sabe os perigos e as difíceis questões para  perguntar. Mas você não vai ter uma idéia de como uma empresa de alimentos refrigerados é executada e você provavelmente não deveria ir para lá, mesmo tratando-se de números atraentes.

Outras regras: não investir  em “dia chuvoso”, ou seja, em algum lugar onde você não pode ter seu dinheiro de volta facilmente.

E não joguem um bom dinheiro após o mau dinheiro. Muitos investidores acabam sendo chamados para uma segunda ou terceira rodada de financiamento, porque o plano original não foi suficiente ou  há atrasos em transformar algo em um produto comercial. Esteja preparado para cortar suas perdas.

E por último, diversificar. Se você vai levar isto a sério, dois ou três investimentos fazem sentido. Boa sorte e feliz investimento!

Artigo retirado e traduzido do site: http://fourstarinvestor.com