O são Business Angels?

Posted on 29 de junho de 2010 por

0


Uma pequena descrição sobre a atividade que esses investidores desempenham

O termo “anjo” foi usado pela primeira vez em um contexto de negócios para descrever os indivíduos ricos que financiavam produções da Broadway. Hoje o termo se aplica também aos investidores que atuam em novas empresas.

Investidores Anjos (Business Angels) são indivíduos de alta renda que investem por conta própria, ou como parte de um sindicato, em empresas com elevado potencial de crescimento e que se apresentam como inovadoras. Além do aporte de capital na empresa nascente, os Business Angels oferecem seu conhecimento em gestão de negócios tal como sua rede de contatos em prol da empresa nascente.

Uma associação de Business Angels é composta por Investidores individuais ativos que:

Aportam capital próprio (financeiro e humano) em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (valorização), em troca de participação societária, temporária e preferencial, associada a uma expectativa de ganho de capital expressivo na venda futura de sua participação, em montante compatível com o risco assumido.

Business Angels raramente têm uma ligação com a empresa antes de investir, mas muitas vezes têm a experiência necessária sobre a indústria ou setor em qual a empresa nascente está inserido. O compromisso do Business Angels com a empresa nascente é frequentemente muito forte.

O mercado constituído por Business Angels são uma importante, mas ainda subutilizada fonte de capital para novos negócios em crescimento. Um típico Business Angel faz uma ou duas aplicações em um período de três anos, individualmente ou em articulação com outros para formar um sindicato. Alguns Business Angels investem com mais freqüência. Há uma estimativa de 18.000 business angels em todo o Reino Unido investindo cerca de 800 milhões de Euros anualmente em empresas nascentes (start-ups).