A Importância do Investimento Anjo

Posted on 29 de junho de 2010 por

0


No XXII Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), de 17 a 20 de maio na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, João Carlos Ferraz, diretor de planejamento do BNDES, chamou a atenção para a necessidade de o País contar com outras fontes de financiamento de longo prazo, além do BNDES, para sustentar os investimentos:

“O Brasil não avançará enquanto não contarmos com uma indústria financeira que esteja financiando o longo prazo. Precisamos do mercado, da indústria financeira financiando o longo prazo. É a única maneira de ter sustentabilidade (do investimento) sem dependência tão profunda do BNDES”.

A afirmação de João Carlos Ferraz vai de encontro ao propósito de organizações de Business Angels, como a Gávea Angels, rede pioneira criada por pesquisadores da PUC Rio em colaboração com a AaA PUC em 2003.

A Gávea Angels surgiu com o propósito de promover o desenvolvimento de empresas nascentes localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro (ou até em um raio de 200km distante do centro do Rio de Janeiro), facilitando o acesso dessas empresas aos capitais financeiro e humano de que necessitam na sua fase inicial de crescimento.

Investidores Anjos normalmente investem em um estágio anterior de crescimento e fornecem uma orientação mais empresarial do que os fornecedores de capital de risco. Assim, os investidores anjos são peças fundamentais na geração de empresas de elevado crescimento, essencial para o desenvolvimento econômico regional.

Posted in: Noticias